Você sabe como são feitas as joias Ouro Branco?

Se sua resposta é não, não fique triste a maioria das pessoas não fazem nem ideia.
Quando falamos em ouro a primeira que vem a nossa cabeça são barras douradas, não é mesmo? O ouro utilizado para se fazer o ouro branco é de fato o ouro amarelo, o que muda é a liga metálica utilizada para desenvolver a joia.
Vamos entender primeiro o que é liga metálica, o ouro em seu estado puro, 24k, é muito frágil e maleável, o que compromete a durabilidade da joia e dificulta o trabalho do joalheiro. Por isso o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais para chegar ao formato de joia desejada..

A proporção de ouro/liga metálica em uma joia 18k é de 75% ouro para 25% liga. No caso do ouro amarelo a liga usada geralmente é o cobre, já nas joias de ouro branco empregam-se metais como manganês, prata ou paládio. Entretanto, apesar de as peças produzidas com esses materiais terem coloração puxada para o prata, seu brilho não é tão vibrante assim, e elas ainda trazem um leve tom amarelado.
Assim para conseguir as joias vistosas com um brilho indiscutível que conhecemos, banham-se as peças com uma camada de ródio, que é um elemento que além de possuir um belo brilho prateado, é extremamente durável.

Sempre que falamos em ouro branco lembramos das joias luxuosas usadas pelas damas da Realeza britânica, mais especificamente das tiaras repletas com diamantes, abaixo selecionamos algumas fotos para vocês apreciarem essas belezas!

Publicado por