Histórias

Valentine’s Day

O 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como “o dia mais romântico do mundo”. Chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim), a data celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados.

Vale a pena celebrar o amor!

Um dia para surpreender, como enviar flores, chegar em casa com chocolates, escrever um cartão romântico… ou sair para jantar em um restaurante favorito.

Conheça um pouco sobre a data que inspira o mundo inteiro:

Origem do Valentine’s Day

Em meados do século III, por decreto do imperador Claudius II, os jovens eram proibidos de se casar. Para o imperador, o amor distraía e deixava seus soldados fracos. Acreditava que o soldado que não tivesse uma família para se preocupar seria mais forte e focado para vencer batalhas, do que aqueles que eram casados.

Valentim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele passou a quebrar a lei e organizar cerimônias em segredo. Mas Claudius descobriu,Valentim foi preso e sentenciado a morte.

Enquanto aguardava sua sentença, Valentim acabou se apaixonando pela filha do carcereiro.No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: “do seu Valentim” (e assim se originou a prática de trocar cartões apaixonados!).

Mas foi apenas dois séculos depois que a tradição começou a ser comemorada, quando o Papa Gelásio instituiu o dia de São Valentim como símbolo dos namorados!

Nosso dia dos namorados

Não temos uma historinha romântica para contar sobre a origem do nosso dia dos namorados, pois a data foi fruto de uma estratégia comercial realizada na década de 40…

A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.

A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro e fez slogans para tornar a data uma tradição brasileira, como “Não é só de com beijos que se prova o amor!”, e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.

A data começou a “pegar” no Brasil no ano seguinte, quando mais regiões começaram a aderir a ela – posteriormente, a comemoração se tornou nacional.

Qual data comemorar?

Não é porque temos um, que não podemos comemorar os dois, não é mesmo?

Aproveite o Valentine’s day para surpreender quem te ama. Quem sabe até fazer um pedido de casamento?

Seja romântico, um bilhete apaixonado, um mimo…

Saia para celebrar o amor, e tenha os melhores momentos ao lado do seu valentine!

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: