26 de Julho / DIA DOS AVÓS

“VOVÓS EM ALTA”

Ao ser celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim,

 avós de Jesus Cristo, no dia 26 de Julho, instituiu-se

O DIA DOS AVÓS!

Minhas lembranças de minha avó Abigail e meu vô Tino!

O lugar que mais acolhia na casa: um espaço gourmet que naquele tempo se denominava “cozinha”!

Um banco de ripas estreitas de madeira nos colocava os 4 netos juntinhos, tipo grudadinhos, esperando não sei o que… mas este “não sei o que” nos fazia bem. 

O fogão de lenha trazia chamas de luzes ardentes de sabor e histórias de família que emocionava todos ao seu redor!

Fumegava aconchego em dias de frio, churrasquinho nos sábados a noite, tudo temperado com simplicidade, mas inesquecíveis no sabor.

Em volta do fogão de lenha histórias de sombração, mula sem cabeça deixava nossas cabecinhas fervendo de medo, mas sempre querendo escutar mais. Só que na hora de dormir pulávamos para o canto de papai e mamãe!

 Minha avó Abigail às 17:00 horas acontecia o mais espetacular e gostoso mexidinho disputado pelo neto que chegava primeiro.

Vovô Tino fazia um doce de leite com mamão ralado que até hoje sinto o cheiro no tacho borbulhando doçura de carinho, que era como se dissesse podem rapar quando tiver pronto. Dele ficou a lição de vida: “ Filha quando você arrumar seu primeiro emprego, não importa o valor do salário, seu nome vai na frente e será conhecido pelo que você fizer bem feito.”

Nas lembranças choradas quando vovô se foi, fiquei com seu cantinho na cama da vovó. E todas as noites eu era esperada após a Faculdade de Matemática, com o radinho ligado na Jovem Pan, com leitinho quentinho. Assim nossas prosas iam madrugadas afora, pois minha vó era pura juventude de sonhos, viagens e novela “O direito de nascer” que escutava todas as noites!

Vovós se foram… mas as lembranças ficaram embalando a saudade daqueles tempos em que gente se abraçava, brincava de roda em volta daquele banco (Sr. Joaquim quirim quinquim, da perna tortorototo…) Ficou o olhar azul do vovô Tino…amando tudo que fazíamos! Ficaram os abraços de vovó Abigail apertando-nos em seu colinho os nossos emaranhados dias de castigos, consolo, vencer e ser feliz!

VOVÓS ESTÃO TODO DIA EM ALTA! 

   

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: