Desafios

DESAFIOS

Educação a distância é um caminho longo neste tempo de quarentena.

Desafio hoje e desafio futuro! Longe ou perto teremos um ensino renovado.

Criativo, muita expectativa de como será a volta.

      Professores, crianças e jovens em conexão online, surpreendidos pelo aprendizado tiveram que reinventar. Ficar em casa desligados do Facebook, do Instagram e do WhatsApp para estudar é algo desafiante. Não sabemos onde se pegou mais, a escola, o desemprego, a falta de alimento, desinstalando as famílias. A união no mesmo espaço, nos trouxe uma didática nova, para driblar o que não sabíamos e o que fazer para equilibrar a solidão de quem está perto e o outro longe na tela. E vimos que a prosa é necessária ao coração. Estar grudadinho nas trocas das dificuldades, dos sonhos da formatura, da turma na sala de aula, degustar a inteligência de quem sabe ensinar deixam saudade na alma. Pai e mãe refazendo presença com filhos para amparar os choros, as brincadeiras, e as aulas.

      O isolamento nos faz mestres em toda situação. Adentrar com tudo para estes meses difíceis, o medo tira o sono, a falta de coleguinhas agita mais e a rotina de descontaminação tornou-se primordial. Queremos o aconchego da caminha de papai e mamãe. Quanto mais pertinho melhor. E o desafio vai permanecer o pós-pandemia se gostarmos deste isolamento. Teremos que encarar a maneira de voltar, pois em casa temos a harmonia do amor e lá fora não sabemos como a rotina do vazio ou da presença vai acontecer.

      A adaptação será outro desafio, pois a comodidade dessa morada gostosa, deste nosso cantinho só nosso, terá que encontrar lá fora o divertimento, os sonhos, as danças, os amigos, a oração, a escola para reencontrar a beleza de ver gente. Os abraços, os beijos, o contato voltará na sua essência pois Deus nos coloca para jogarmos na vida e ser feliz!

E temos uma realidade de alfabetização em massa, que veio para ficar. A saúde online cresceu, as consultas domésticas já são uma opção, o professor particular abriu um mercado novo, as academias estão nas mídias sociais, as faculdades à distância se fizeram necessárias e até o parto domiciliar será outra visão questionada.

     Estamos todos professores e alunos, pais e filhos, numa constate trajetória de escolhas e buscas. De sentimentos novos, de simplicidade nas palavras doces, na solidariedade da sabedoria, no olhar que enxerga o outro no seu lugar, nas diferenças que nos tornaram iguais na pandemia.

 Este é o DESAFIO de hoje…de amanhã… e dos dias que virão!               

https://youtu.be/P0IqEPG-vzo

  

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: